sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

Ensaio sobre a Cegueira é um romance assustador, em que o homem é confrontado com situações insólitas em uma sociedade contaminada por uma epidemia inexplicável de uma cegueira branca, leitosa.

Como o ser humano responde a esses estímulos e até onde ele pode suportar em nome de sua sobrevivência? Diante do cenário devastador e deprimente, as pessoas tornam-se realmente quem elas são. A partir do momento em que não podem mais julgar o que não vêem e máscaras sociais se fazem desnecessárias, o homem é o que é.

É uma fantástica tentativa de Saramago anunciar a miopia social que vivemos diariamente. O leitor desfruta de uma leitura bem estimulante, no entanto, às vezes cansativa e repetitiva, devido a algumas estratégias adotadas pelo autor para transmitir os sentimentos do livro. É uma verdadeira saga pela busca do conhecimento próprio e do outro.

2 comentários:

Dirceutavares disse...

Pq 1o spot é um teazer? pq nao entra falando, sobre como vc seleciona livros e os 3 livros mais quentes do momento.
O spot pode servir para comentários mais gerais sobre o(s) livro(s), com fofocas sobre o autor, comentários se é fácil de ler ou nao... Moda literária... etc.. senso comum...

Nos textos explica o conteúdo de cada livro.
Bota um trecho deles, e ilustraçao, ou capa.

O da Cegueira está muito monológico e vago. Falta tom de comentário de corredor, papo entre colegas da sala. Falta tom dialogico, gosto disso, me cansa tal coisa, tais e tais cenas sao muito pesadas. Creio que ele fala da cegueira do espirito. etc

O de Borges e Galeano ta com linguagem bem melhor, ficaria melhor com ilustrações e um trecho de Galeano.

O da biblia ta muito bom, mostra um trecho plis.

Falta um spot dizendo algo efetivo. Colocar o Ad Sense e anunciar aos amigos no orkut e comenta-lo nos sites de literatura.

Com isso iremos para o proximo fundamento analisar a audiencia e reformular estrategias...

creio que sera o maior sucesso!!!

Dirceutavares disse...

commenta plis

a menina que roubava livros